15 de abril de 2020 12:00
Por Gustavo Morais
A música salva vidas, muda histórias e une o que muita coisa nesse mundo insiste em separar. Já que “existe desde que o mundo é mundo”, essa maravilha da arte é patrimônio imaterial da humanidade.
Neste post, o assunto gira em torno de algumas situações em que obras musicais exercem intensas influências na mente e no corpo do ouvinte. Com uma rápida conta, você descobre que a música é uma forte aliada para lidar com os dias de isolamento social.
Que tal descobrir um pouco como a mágica acontece? É só continuar comigo… e experimentar o poder que só a música possui.
Ouça música para combater a ansiedade durante a quarentena
Ao longo dos séculos, o uso terapêutico da música tem sido usado para relaxar e restaurar a saúde. Para muitas pessoas, o gesto de ficar em casa pode ser uma tarefa árdua – sobretudo quando sair na rua é sinônimo de risco – e causar ansiedade e tensões nervosas. Por essas e outras, as atividades musicais em geral (tocar um instrumento ou ouvir umas canções) são um “santo remédio”.
Recentemente, pesquisadores e curadores da Mindlab, consultoria britânica especializada em soluções em neurociência para empresas, comprovaram cientificamente a capacidade terapêutica da música.
A influência da música no humor
Quando ouvimos uma música que gostamos, o nosso cérebro libera uma substância chamada dopamina, que age como neurotransmissor e causa sensação de bem-estar. Basicamente, esse hormônio reduz o estresse e ansiedade.
Em um estudo científico recente, pesquisadores analisaram os efeitos que a música causa em pacientes que estavam se recuperando de uma cirurgia. Metade deles foi submetida a um tratamento com remédios para ansiedade, já outra parcela deles apenas ouviu músicas pré-selecionadas.
No final do estudo, a conclusão foi que os pacientes que foram submetidos à música ficaram menos ansiosos do que aqueles que haviam tomado remédios. Os níveis de cortisol – hormônio responsável pelo estresse – também foram menores. Se os dias em casa estão acabando com o seu bom humor, ouça bastante música!
Música pra deixar a quarentena mais leve
Desde que o mundo se fechou em regime de isolamento social, a principal forma de conter os avanços da pandemia do Covid-19, a música tem proporcionado momentos inesquecíveis.
Em razão dos incontáveis shows e eventos cancelados/adiados, a classe artística segue promovendo lives em suas próprias plataformas e nas de outros serviços e empresas. Com este gesto, além de aumentar o consumo de suas músicas nos meios digitais, artistas e bandas levam alento aos fãs espalhados pelos quatro cantos do planeta.
E agora que a ciência nos ajudou a te mostrar que ouvir música só faz bem, que tal espalharmos essa boa nova por aí? As questões de saúde mental são importantes e, como você sabe, não queremos que nossos amigos fiquem sem informação